death note e lone wolfe

23 Ago
23 Agosto, 2009
lone wolfe

lone wolfe

A primeira aventura de mangá que li, porque é a mais antiga que tenho na minha posse, acho que foi Lone Wolfe and Cube de Kazuo Koike e Goseki Kojima em edição brasileira (Lobo Solitário, Nova Sampa Diretriz Editora, Lda). Corria o ano de 1990 e Itto Ogami e Daigoro fascinavam e fascinam como tudo. Foi encontrar um mundo de arte sequencial que não sabia existir.

Quando adquiri os primeiro sete volumes editados pela Dark Horse Comics foi recordar com outro sabor as velhas aventuras de Itto Ogami e Daigoro e descobrir com outra experiência novas histórias. Lone Wofe and Cube coloca o patamar das novelas gráficas no topo.

Os desenhos são excepcionais. Goseki Kojima consegue criar imagens estáticas com movimento e de ângulos inusitados. A escrita de Kazuo Koike além de fornecer imensa informação sobre o período Tokugawa prende o leitor à personagem. São histórias deslumbrantes. Esta obra de 28 volumes e tendo em conta que cada volume tem cerca de 300 páginas é um verdadeiro épico.

death note

death note

O que me levou hoje a escrever foi a mangá Death Note do escritor Tsugumi Ohba e do artista Takeshi Obata.

Já estou a ler ou ainda vou no volume oitavo e é uma novela gráfica, como diria a minha filha, poderosa. Escrevi inicialmente sobre Lone Wolfe porque foi a mangá que me deu uma grande satisfação. E tenho essa mesma satisfação ao ler Death Note. É, claro que, também, gosto de ler, Naruto e Bleach, como adorei Akira e Ramna 1/2, mas são obras que não alcançam a densidade de um Death Note. Se fosse a quantificar a minha satisfação Naruto e Bleach atingiriam um 7, Akira e Ramna 1/2 um 8, Lone Wolfe um 10 e Death Note levava sem stress um 11. E quantifiquei apenas a satisfação. Reconheço que a caracterização psicológica das personagens de Death Note é superficial. Se fosse por esta caracteristica Lone Wolfe quebraria qualquer escala. Se fosse o lado visual Lone wolfe e Akira seriam imbatíveis. Se fosse pelo humor Ramna 1/2 seria O exemplo.

Mas e Death Note?
As batalhas mentais entre Ligh e L são épicas. O enredo está para além do excelente. O suspense é perfeito. Cada página pede uma mais e assim sucessivamente. E ainda tenho mais 4 volumes à minha espera.

Tags: , , , , , ,
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

deixar uma resposta

© 1999.2017 porta VIII. todos os direitos reservados. alimentado pelo wordpress | alojamento por oitava esfera
%d bloggers like this: