os olhos do gato

02 Out
2 Outubro, 2010

“Os Olhos do Gato”, com o título original “Les yeux do Chat” editada em 1978 pela Humanoïdes Associés, é uma obra prima da dupla Moebius e Jodorowsky – talvez ao ler-se o texto seguinte se perceba um dos motivos para isso:

Com roteiro de Jodorowsky. desenhos de Moebius, surgiu uma criação excepcional, sob o título Les Yeux du Chat — uma história narrada de forma tradicional cinematográfica, em campo e contracampo. Ela começa com a figura de costas, enquanto a ave parte. Corte para a cidade. Repete o take da figura de costas, agora sem o pássaro e sua espera no campo, enquanto no contracampo a viagem alada se desenvolve, até se reencontrarem na mesma linguagem final, o campo e contracampo se completando e atingindo o desfecho surpreendente.
(…)
Essa modernidade/clássica só poderia ser concebida por dois revolucionários que dominam diversos meios de expressão, como Jodorowsky e Moebius, artífices dos quadrinhos, da literatura, do teatro e do cinema, do desenho delirante, do texto insólito. Uma obra-prima. Um marco no mundo dos quadrinhos.

Álvaro de Moya

A edição na minha posse é da editora brasileira Martins Fontes (1ª edição outubro.1987) e é de uma qualidade inegável – foi adquirida a 05.05.1988 em Coimbra. Acho que nunca houve uma edição em Portugal.

os olhos do gato

os olhos do gato

a imagem da capa é da 1ª edição brasileira (1987), pela Martins Fontes
tradução: M.F.
arte-final da capa: Moacir K. Matsusaki

Tags: , , , , , ,
2 replies
  1. Bongop says:

    Pois, esse era um livro que eu gostaria de ter.
    Tentei licitar essa edição que tens, ms chegou aos 80 EUR no MIAU…
    :@

    Já agora, já mandaste a encomenda?
    😉

    Abraço

    Responder
    • paulo brito says:

      seguiu hoje.
      era para ter sido enviada na semana passada, mas como continuava a vasculhar nos caixotes pensei “pode ser que encontre outra coisa repetida” e encontrei.
      o que segue junto não é para devolver é oferecido com a melhor das intenções; sinto-me feliz por pensar que vais apreciar isso.

      Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

deixar uma resposta

%d bloggers like this: